Livros de notas da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
05 de novembro de 2018, 09:48
264
Na continuidade da divulgação online do acervo que custodia, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta disponibiliza a série dos “livros de notas (séc. XIV e XIX)”, do arquivo da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, num total de 150 livros, 28.237 imagens.
De salientar, que ao abrigo da bolsa de Investigação, aprovada na reunião da Câmara Municipal em 16 de Fevereiro de 2017, os investigadores Fátima Dias e Vitor Oliveira, efetuaram a descrição, ao nível de documento simples, dos livros de notas, datados entre 1600-1700, num total de, aproximadamente, 5000 escrituras.

Os livros de notas da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira são um precioso testemunho da história de Guimarães, a sua disponibilização contribuirá para a realização de estudos e trabalhos de investigação académica, por parte de estudantes, historiadores, docentes e interessados na identidade do nosso território e das nossas gentes.

Estes documentos podem ser consultados através da página do Arquivo Municipal no endereço: archeevo.amap.pt/details?id=408583