fbfbfb
fb+351 253 421 246
search
Férias de Verão 2019
12 de junho de 2019, 16:53
280
De 8 a 26 de julho.

1. Cinema: cria uma imagem do teu filme
O cinema foi o mais moderno e revolucionário invento da história da humanidade, chegaria a Guimarães em 1897 pelo Teatro Guiñol, no Campo da Feira. Descobre esta história magnífica do cinema na nossa cidade!
Propomos às crianças serem elas as protagonistas do seu próprio filme.
Participa e leva o teu negativo!

2. Descobre o primeiro foral português
Vem descobrir o primeiro foral português, constituído por três cartas, a carta de foral do Conde D. Henrique em 1096, e as cartas de confirmação de D. Afonso Henriques, em 1128 e a de D. Afonso II, em 1217. A iniciativa pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância da história dos documentos de Arquivo.
Participa e leva o teu puzzle!

3. A bandeira da cidade de Guimarães
Sabias que a bandeira da cidade de Guimarães foi aprovada pela da Portaria 131/85 de 9 de março, publicada no Diário da República? Tem a imagem de Nossa Senhora da Oliveira com o menino, vestida de vermelho e com um manto azul, foi a mesma que concedeu vários milagres segundo o Livro dos Milagres de Nossa Senhora da Oliveira.
Participa e pinta a tua bandeira!

4. Vamos conhecer a Rainha D. Maria II que elevou a Vila de Guimarães a Cidade
A vida da Rainha D. Maria II estará sempre ligada a Guimarães. Sabias que escreveu uma carta muito importante, que elevou a vila de Guimarães a uma cidade! Isto foi em 1853 depois da sua visita a Guimarães.
Vamos contar-te todas estas histórias e mostrar-te a carta de elevação de Guimarães a cidade.
Participa e leva a uma caixa com a carta!

5. A Casa Navarros de Andrade e a sua história contada pelo Padre Golias!
- Sexta-feira 26 julho, duas sessões, manhã às 10h00 e tarde às 14h30.
Tendo como base a comemoração do dia dos avós, o Arquivo propõe a apresentação da história da Casa Navarros de Andrade. Nesta sessão, vais conhecer a história fantástica da casa onde está instalado o atual Arquivo, que remonta ao século XVII, e através da narrativa do Padre Golias, conhecerás as famílias que viveram nesta casa e a preciosidade que existiu na capela, um osso de São Torcato.
Atividade dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, formador de oficinas e workshops de escrita criativa, ilustração, banda desenhada e narração oral.

Horário das atividades:
Sessões da parte da manhã das 10h00 às 11h30 e de tarde 14h30 às 16h00 (mediante marcação).

Marcação (obrigatória)
A marcação nas atividades deverá ser efetuada, através do contacto telefónico, 253 421 246, presencialmente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ou através do envio do seguinte formulário para o nosso e-mail.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a marcação e para grupos com um número máximo de 20 participantes.

Mais informação