fbfbfb
fb+351 253 421 246
search
Conferência: «Mulheres de fábrica»
19 de fevereiro de 2020, 10:02
299 O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, tem a honra de convidar V.ª Ex.ª e família para a conferência «Mulheres de fábrica» - Breve história da feminização da indústria têxtil em Guimarães por Paula R. Nogueira, que terá lugar no dia 6 de março, sexta-feira, pelas 18h, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Nesta conferência pretende-se destacar a feminização da têxtil e a influência das mulheres na construção da própria identidade do setor. Partindo da história da indústria têxtil de Guimarães e recorrendo à análise de documentos, fotografias, recortes de imprensa e bibliografia, exploram-se diferentes tópicos que nos ajudam a compreender a profundidade do conceito de «mulher de fábrica».

Serão retratados aspetos relacionados com a presença expressiva das mulheres na indústria têxtil - territórios de trabalho (campo e fábrica), iconografia (a imagem da mulher na narrativa industrial), analfabetismo (que afetou maioritariamente as mulheres), contexto fabril (o papel das mulheres e a sua influência para a reconfiguração do espaço fabril), ativismo feminino (as mulheres contra os abusos e na luta por direitos) e os desafios colocados à mulher do século XXI no quadro da Quarta Revolução Industrial.


ATIVIDADE GRATUITA