amap-logo
Início Serviços Informações Pesquisar

Projecto do Teatro D. Afonso Henriques

O Teatro D. Afonso Henriques chegou a ser o principal teatro em Guimarães.

1935

O Teatro D. Afonso Henriques chegou a ser o principal teatro em Guimarães. A sua construção iniciou em 1853, tendo sido inaugurado em 12 de agosto de 1855. Nas suas instalações foram exibidas inúmeras peças de teatro, saraus literário-musicais e outros espetáculos, e posteriormente, foi até adaptado para o cinema.

Na década de 30 do século XX, o seu avançado estado de degradação tornou-se um perigo para os espetadores conduzindo-o ao encerramento. Na tentativa de solucionar o problema a Câmara apresentou propostas no sentido de reabilitar o teatro, mas a relutância em reconstrui-lo por parte da Sociedade Anónima, proprietária do edifício, manteve-se.

O projeto apresentado, da autoria do arquiteto M. Barbosa Ferreira, datado de maio de 1935, foi uma dessas propostas. O autor propôs um edifício ao estilo vanguardista, com a introdução de materiais não inflamáveis, espaços e acessos mais amplos e fluídos, dotando-o de várias soluções ao nível da segurança e mais adaptado às necessidades daquela época. Orçamentado em 405.000 escudos, a lotação total seria de 839 lugares, distribuídos: 396 plateia; 197 balcão; 126 camarotes; 120 geral.

Todavia, esta solução não viria a ser aceite o que levou a Câmara a expropriar, em deliberação de 4 de junho de 1936, alegando utilidade pública, para proceder ao alargamento da atual Alameda de São Dâmaso que vem desembocar no largo da República do Brasil, local onde estava situado o edifício.

O teatro viria a ser demolido na década de 40.

Bibliografia

https://restosdecoleccao.blogspot.com/2023/07/teatro-jordao-e-teatro-d-afonso.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Afonso_Henriques
https://araduca.blogspot.com/2010/12/para-historia-do-teatro-jordao-1.html

Localização