Férias de Verão 2023
12 de julho 2023 às 12:24VEM CONHECER A HISTÓRIA DO CAFÉ ORIENTAL!
12 a 14 de julho
Sabias que existiu em Guimarães um café no Largo do Toural, todo decorado com motivos inspirados na civilização egípcia? Pois é verdade, chamava-se Café Oriental! Vamos contar-te um pouco da sua história e mostrar-te fotografias dessa altura. Participa e leva o teu puzzle!
QUANTO QUERES SABER DA HISTÓRIA DO ARQUIVO E DE GUIMARÃES?
17 a 21 de julho
Embarca numa visita guiada, pela história das 4 casas, por onde passou o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, passando pela Capela de S. Nicolau, o Largo da Oliveira, terminando em Couros.
Participa e descobre imensas curiosidades e pormenores da história do Arquivo e de Guimarães!
A visita será guiada e orientada pela Flor Castro fundadora do Mercado Azul, autora, contadora de histórias, criadora e dinamizadora de iniciativas pedagógicas e criativa da brincadeira, como estratégia de dinâmicas inovadoras e sustentáveis.
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA, À DESCOBERTA DE ALFREDO PIMENTA!
24 a 28 de julho
Tendo como base a vida e obra do ilustre vimaranense Alfredo Pimenta, foi no ano de 1931 que criou o Arquivo Municipal de Guimarães, mais tarde, em 1952, chamou-se Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.
Alfredo Pimenta, foi um homem multifacetado, político, historiador, escritor, jornalista e defensor do património vimaranense. Em sua homenagem, o serviço educativo do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, promove uma oficina de escrita criativa subordinado ao tema a vida e obra de Alfredo Pimenta, o patrono do Arquivo.
Atividade dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, formador de oficinas e workshops de escrita criativa, ilustração, banda desenhada e narração oral.
A CASA NAVARROS DE ANDRADE E A SUA HISTÓRIA CONTADA PELO PADRE GOLIAS!
26 de julho, comemoração do dia dos avós
Duas sessões: manhã às 10h00 e tarde às 14h30
Tendo como base a comemoração do dia dos avós, o Arquivo propõe a apresentação da história da Casa Navarros de Andrade. Nesta sessão, vais conhecer a história fantástica da casa onde está instalado o atual Arquivo, que remonta ao século XVII, e através da narrativa do Padre Golias, conhecerás as famílias que viveram nesta casa e a preciosidade que existiu na capela, um osso de São Torcato.
Atividade dinamizada pelo contador de histórias Rui Ramos, formador de oficinas e workshops de escrita criativa, ilustração, banda desenhada e narração oral.
Horário das atividades
Sessões da parte da manhã das 10h00 às 11h30 e de tarde 14h30 às 16h00, mediante marcação.
A marcação é obrigatória e deverá ser efetuada, através do contacto telefónico, 253 421 246, presencialmente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ou através do envio do seguinte formulário para o nosso e-mail.
Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a marcação e para grupos com um número máximo de 20 participantes.
Mais informação