fbfbfb
fb+351 253 421 246
search
publicacoes Publicação
Guimarães quando EU for Grande
capa-livro

Ensinar a voar...

Penso muitas vezes no trabalho que fazemos com as nossas crianças e jovens. Será este o caminho? Serão estas as aprendizagens que vão precisar para serem cidadãos de pleno direito? Estaremos a fazer uma verdadeira inclusão? Que garantias temos que não deixamos nenhuma criança para trás? Como se constrói um cidadão de Guimarães, mas também um cidadão do mundo?

Este projeto desenvolvido na Escola Básica de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, em articulação com o projeto Porta 7, mostra-nos como é possível fazer este caminho. Desenvolvem com todos os alunos, do primeiro ao quarto ano, um projeto contextualizado ligado às tradições, monumentos e história de Guimarães. Com um nome bem realista, “Guimarães, Cidade Museu - Passado, Presente e Futuro”, os alunos aprenderam as nossas tradições, a nossa história, fizeram visitas, ouviram histórias a nossa HISTÓRIA. E a partir daqui, deste trabalho que se foi semeando, nasceu este conto, um conto que faz uma teia e tece novos conhecimentos com imaginação, com a escrita, com a leitura, com a criatividade, com o sonho!

Um trabalho coletivo, desde logo dos professores da Escola Nossa Senhora da Conceição, com a professora bibliotecária, com os técnicos da Porta 7 e com todos aqueles que se foram cruzando no caminho, como o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ou o Paço dos Duques de Bragança. Um trabalho que resultou nesta obra física mas que, mais que tudo mexeu com os alunos, com as suas famílias, mostrando-lhes outros mundos, desenvolvendo outras competências, fazendo-os mais felizes e mais realizados.

Parabéns a todos, principalmente a todos os alunos que se envolveram no projeto de alma e coração. Todos eles sabem voar hoje um bocadinho mais alto...

Adelina Paula Pinto, Vereadora da Educação e Cultura, outubro de 2019
OUTRAS Publicações