fbfbfb
fb+351 253 421 246
search
publicacoes Publicação
República na cidade: Catálogo de exposição
capa-livro * Preço inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor
** Compras apenas por email

As situações de ruptura, tantas vezes anunciadas e resultantes de múltiplas variáveis que lhes estão na origem, quando finalmente acontecem, provocam sentimentos e manifestações excepcionais e contraditórios. Consequências que vão desde a agitação, a ansiedade, o medo, a incerteza, a perturbação, a instabilidade, a angústia, a dor, a tensão, mas, e ao mesmo tempo, oportunidades únicas de regeneração, de redenção, de superação do momento presente, de expurgo, de esperança, de recriação e reinvenção. Também nos quase novecentos anos da nossa História há tempos de incerteza e instabilidade, mas talvez poucos desses momentos se revistam da excepcionalidade que o 5 de outubro e o 25 de Abril significaram para Portugal e para os Portugueses.

No ano em que se celebram 100 anos da implantação da República importa debruçar um olhar sobre o significado de tamanha ruptura, considerar e re-descobrir as consequências e oportunidades que trouxe e significou para Portugal e, especialmente, para Guimarães e para os Vimaranenses. Importa aprender e divulgar este marco fundamental da História do século XX em Portugal e, a partir dele e com ele, retirarmos ensinamentos para vencermos os problemas e desafios que o presente nos coloca e o futuro nos reserva.

Guimarães não foi o cenário do acontecimento, mas sofreu as consequências e soube criar oportunidades de desenvolvimento, de reconfiguração da malha urbana, de lançamento de projectos. Criaram-se oportunidades de regeneração urbana, de esperança num desenvolvimento assente num novo paradigma, de recriação e reinvenção do espaço público. Novos sonhos e anseios ganharam asas e alguns ganharam forma. Novos protagonistas surgiram, imbuídos de entusiasmo e de capacidade inventiva. Novos lideres, animados de vontades, de sonhos, de paixão e de empenho abraçaram o tempo novo e animaram a “res publica” de Guimarães, em Guimarães.

“República na Cidade, Planos e Projectos para Guimarães, 1910 – 1926”, um projecto do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, com o apoio e a orientação científica do Senhor Professor João Bonifácio Serra, merecedor do nosso reconhecimento, propõe-se partir à descoberta da nossa História recente, conhecer e divulgar factos, planos, pensadores e autores. Propõe-se que, ao descobrirmos a nossa História, descubramos as nossas gentes, que sonhos acalentam, o que as faz pulsar e criar. Propõe-se que descubramos a nossa cidade, quem faz, o que faz, como se faz a cidade. Propõe-se que descubramos Guimarães. Propõe-se que o conhecimento que fazemos e acumulamos contribua para a construção do presente e do futuro de Guimarães.

Francisca Abreu, Vereadora da Cultura, Julho de 2010.
OUTRAS Publicações