Serviço Educativo
serviço-educativo
O serviço educativo, realiza periodicamente diversas atividades e está vocacionado para um público pré-escolar e escolar, direcionado para a faixa etária dos 5 aos 12 anos, sendo que algumas atividades também estão adaptadas para um público sénior.

Com o objetivo e missão de sensibilizar as crianças, jovens e todos para o trabalho que se realiza no Arquivo, bem como, para a importância da história dos documentos da conservação e salvaguarda do nosso património material e imaterial.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a marcação e para grupos com um número máximo de 20 participantes.

Marcação:
Deverá efetuar a marcação nas atividades, com sete dias de antecedência, das seguintes formas: Horário das atividades:
Sessões da parte da manhã das 10h00 às 11h30 e de tarde 14h30 às 16h00 (mediante marcação).
Portfólio de Atividades
genealogista
Genealogista por um dia

A profissão ligada ao Arquivo é a de arquivista, contudo existem outras profissões que lhe estão associadas. Nesta atividade damos a conhecer a profissão de Genealogista e a sua ligação ao arquivo muito estreita aos documentos de arquivos. Expomos a importância dos livros do arquivo paroquial para a construção de uma árvore genealógica.

Vem participar na atividade e constrói a tua árvore genealógica!

Atividade também vocacionada para um público sénior
copista
Copista por um dia

Perceber o trabalho desenvolvido por um monge copista, desde os utensílios de escrita, aos ingredientes que usavam para criar a própria tinta, até às verdadeiras obras de arte que eram elaboradas no “Scriptorium Medieval”.

Vem participar na atividade e pinta uma iluminura!

Atividade também vocacionada para um público sénior
foral
Descobre o Primeiro Foral Português

Vem descobrir o primeiro foral português, constituído por três cartas, a carta de foral do Conde D. Henrique em 1096, e as cartas de confirmação de D. Afonso Henriques, em 1128 e a de D. Afonso II, em 1217. A iniciativa pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância da história dos documentos de Arquivo.

Participa e leva o teu puzzle!

bandeira-guimaraes
A Bandeira da cidade de Guimarães

Sabias que a bandeira municipal de Guimarães foi aprovada, através da Portaria 131/85 de 9 de Março, publicada no Diário da República. Tem a imagem de Nossa Senhora da Oliveira com o menino, vestida de vermelho e com um manto azul, foi a mesma que concedeu vários milagres segundo o Livro dos Milagres de Nossa Senhora da Oliveira.

Participa e pinta a tua bandeira!

25abril-documentos
O 25 de abril de 1974 contado pelos documentos

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, no âmbito das comemorações do aniversário do 25 de Abril, todos os anos promove, visitas guiadas ao Arquivo, complementadas com uma mostra de documentos alusivos ao tema e a realização de um dos principais símbolos do 25 de abril.

Participa e leva um cravo vermelho!

Atividade também vocacionada para um público sénior
antonio-lino
O Vimaranense Ilustre
António-Lino: O Mestre da Arte

António-Lino, nasceu na freguesia de São Paio, em Guimarães, a 9 de março de 1914. Vimaranense ilustre, estudou as várias formas de arte, um verdadeiro mestre, esquecido no tempo, mas é com grande mérito que é reconhecido o seu contributo na exposição realizada e patente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Vem redescobrir a vida e a obra deste notável ILUSTRE VIMARANENSE.

Participa e pinta o teu mosaico!

dia1deportugal
Sabias que o feriado da cidade 24 de junho é o dia 1 de Portugal

Tendo como base o feriado municipal da cidade de Guimarães, pretende-se dar a conhecer todo o simbolismo que envolve a data, a importância que teve a “Batalha de S. Mamede”, considerada como o ato fundador de Portugal.

Participa e leva a tua medalha da cidade!

cinema-cria-imagem
Cinema: cria uma imagem do teu filme

Cinema foi o mais moderno e revolucionário invento da história da humanidade, chegaria a Guimarães em 1897 pelo Teatro Guiñol, no Campo da Feira. Descobre esta história magnífica do cinema na nossa cidade!

Propomos às crianças serem elas as protagonistas do seu próprio filme.
Participa e leva o teu negativo!

lalys
A batalha de La Lys nos campos da Flandres

Na comemoração da passagem do centenário da trágica Batalha de La Lys. Mostramos porque o símbolo da Primeira Guerra Mundial é a Papoila que surgiu do alegórico poema de John Mcrae, "Nos Campos da Flandres".

Participa e leva a tua papoila!

mascara-rei-rainha
A Máscara do Rei e da Rainha

Vem ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e prepara a tua máscara! Todos os anos por esta altura os temas são os “Reis e Rainhas”. Esta atividade direcionada a crianças visa o desenvolvimento da criatividade dos participantes através da livre invenção de surpreendentes máscaras.

No final da atividade, cada participante será fotografado com a máscara por si criada!

surpresa-pai
Uma surpresa para o Pai

Todos os anos para comemorarmos a data do dia do Pai propomos a realização de uma prenda para ofereceres ao teu Pai, através de uma atividade de expressão plástica, utilizando diversos materiais recicláveis.

Participa e leva a tua prenda para ofereceres ao teu Pai!

surpresa-mae
Uma surpresa para a Mãe

Todos os anos para comemorarmos a data do dia da Mãe propomos a realização de uma prenda para ofereceres à tua mãe, através de uma atividade de expressão plástica, utilizando diversos materiais recicláveis.

Participa e leva a tua para prenda ofereceres a tua Mãe!

bordado-amendoas
Bordado com Amêndoas

Todos os anos avizinhando-se a Páscoa e com ela as férias escolares o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta lança o repto às crianças para participarem na atividade de conceção do tradicional “saco de amêndoas”, ornamentado com “Bordado de Guimarães”, uma das artes mais representativas do nosso concelho.

Participa e leva o teu “saco de amêndoas”!

simbolos-pascoa
Símbolos da Páscoa

Oficinas temáticas que incidem sobre alguns símbolos associados à Páscoa. Segundo a tradição pascal, o ramo de oliveira é normalmente uma oferta dos afilhados às madrinhas. Os ramos são benzidos no domingo que antecede a Páscoa chamado “Domingo de Ramos” e oferecidos pelos afilhados às suas madrinhas.

Participa e leva a tua “caixa com ramos de oliveira” para ofereceres à tua madrinha!

dia-mundial-criancas
Dia Mundial da Criança

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança o Arquivo propões todos os anos atividades alusivas ao tema, como redescobrir os jogos tradicionais e aprender a jogar como antigamente!

Propomos a elaboração de um jogo do galo feito com materiais recicláveis.

avo-historia
O Avô conta uma história

Tendo como base a comemoração do dia dos avós, o arquivo todos os anos propõe a uma atividade alusiva ao tema, uma história (re)contada pelos avós da nossa época.

Participa, ouve com atenção o que os avós têm para contar!

Atividade também vocacionada para um público sénior
nicolinas-arquivo
Nicolinas no Arquivo

Através desta atividade “Nicolinas no Arquivo”, o arquivo pretende dar a conhecer a história e a simbologias dos denominados “números nicolinos”, valorizando assim a importância deste festejo para a Cidade de Guimarães.

Participa e conhece a história desta festa!

Atividade também vocacionada para um público sénior
simbolos-natal
Símbolos de Natal

O Natal é uma das festividades mais importantes do ano, como tal o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta todos os anos pretende, de forma lúdica, (re)descobrir as suas tradições, através da elaboração de um dos seus símbolos.

Participa e leva o teu para colocares na tua árvore de natal!