amap-logo
Início Serviços Informações Pesquisar

Guimarães, um só povo e um só concelho

Evolução urbana de Guimarães, desde os primórdios até ao reinado de D. João I.

Vila do Castelo

cavaloA Vila do Castelo, também denominada de Vila Alta, segundo Abade Tagilde circunscrita com toda a probabilidade ao território da antiga freguesia de São Miguel do Castelo, terá tido por limites aqueles que D. Afonso Henriques lhe definiu e que D. Sancho I, percorrendo – lhe o perímetro, a cavalo, lhe demarcou, como se depreende das inquirições gerais de 1258.
Esta vila gozava de consideráveis regalias e privilégios, concedidos por Afonso Henriques, que se conservaram de viva voz, pois nenhum documento escrito os tinha consignado até serem confirmados por D. Afonso III nas ditas inquirições gerais, nomeadamente:
“O mordomo do burgo de Guimarães somente poder entrar na villa do Castello para exigir a portagem a algum estranho, que porventura alli se tivesse recolhido;
“A guarda e vela do castello incumbia aos moradores da villa, que estavam isentos de hoste e fossado, e finalmente tinham o direito de eleger os seus alcaldes, ou juízes, e andador ou carcereiro”.
vilacasteloAqui, o crescimento urbano só se faz sentir a partir do século XII. Para tal, muito contribuiu a concessão de D. Afonso III, em 1258, da primeira carta de feira à vila do castelo, onde manda que se fizessem, anualmente, 4 feiras francas com a duração de quatro dias cada uma, a meio de Março, de Junho, de Dezembro e talvez de Outubro, a confirmação à época da paróquia de S. Miguel e a confirmação pela carta de sentença, de 15 de Agosto de 1272, do termo de imunidades, anteriormente, outorgadas aos moradores do núcleo acastelado, em 1258.
A Vila do Castelo era constituída pela cerca, pelo castelo e a pela igreja de S. Miguel. Possuía três portas, a Porta de Santa Bárbara, que estabelecia a ligação entre a Vila Alta e a Baixa, através da rua de Santa Maria, a Porta da Garrida que dava saída para S. Torcato, e a Porta da Freiria que dava saída para Fafe.
Mantendo importância até finais do século XIV, a Vila do Castelo passará, a partir de então e após a edificação das muralhas dionisinas, a despovoar-se lentamente, começando a ser designada por “Cerca Velha” ou “Vila Velha”.



Carta de Feira de Afonso III aos moradores da Vila do Castelo

D. Afonso III institui a feira do Castelo de Guimarães, a realizar quatro vezes por ano, durante quatro dias. A carta de feira, além de outros pormenores, estabelece que se realizaria dentro do castelo, entre as suas portas, e fixa, minuciosamente, a taxas a pagar pelos diversos bens e produtos aí introduzidos para venda.

CHRB0010001Título: [Carta de Feira de Afonso III aos moradores da Vila do Castelo]
Data: 16 de maio, 1258, Guimarães
Idioma: Latim / Cod. Referência: PT/TT/CHR/B/001/0001
Chancelaria de D. Afonso III, liv. 1, Fólio 28v
Imagem cedida pelo ANTT

digitarq.arquivos.pt/details?id=3813597



Carta de Afonso III dando foros e regalias aos moradores da Vila do Castelo

D Afonso III, tendo recebido a informação relativa à inquirição ordenada sobre os limites e os usos e costumes da população do Castelo de Guimarães, divulga-a e ordena que sejam respeitados.

CHRB0010002Título: [Carta de Afonso III dando foros e regalias aos moradores da Vila do Castelo]
Data: 15 de agosto, 1272, Lisboa
Idioma: Latim / Cod. Referência: PT/TT/CHR/B/001/0001
Chancelaria de D. Afonso III, liv. 1, Fólio 116
Imagem cedida pelo ANTT

digitarq.arquivos.pt/details?id=3813597



Carta de D. Dinis dirigida ao Alcaide de Guimarães

D. Dinis, pretendendo sanar a contenda entre os moradores do Castelo e da Vila de Guimarães, ordena aos Almotacés que executem as posturas definidas.

8-1-1-8Título: [Carta de D. Dinis dirigida ao Alcaide de Guimarães]
Data: 20 de agosto, 1308, Porto
Dimensão e suporte: 1 doc. (21x34cm); Perg.
Idioma: Português / Cota: AMAP-8-1-1-8.



Carta de D. Dinis dirigida a João Gonçalves, Pretor de Guimarães

D. Dinis exibe a João Gonçalves, Pretor de Guimarães, algumas queixas apresentadas contra este, pelos Juízes e Concelho de Guimarães, referentes à feira do Castelo.

8-1-1-9Título: [Carta de D. Dinis dirigida a João Gonçalves, Pretor de Guimarães]
Data: 11 de outubro, 1308, Coimbra
Dimensão e suporte: 1 doc. (13x24cm); Perg.
Idioma: Português / Cota: AMAP-8-1-1-9